Ícone do site Misto Brasil

A briga pela liderança do governo na Câmara

Texto de Stéfane Rodrigues

Diante das queixas do PMDB após perder espaço na Esplanada dos Ministérios, dois deputados da legenda estão entre os postulantes à recriação do cargo de “líder da maioria” na Câmara dos Deputados, como já existe no Senado.

Um deputado é Lelo Coimbra, do Espírito Santo, e o outro Baleia Rossi, de São Paulo. O capixaba está no terceiro mandato e presidiu comissões como a que mudou as regras do pré-sal e também atuou na relatoria da Medida Provisória MP 691, que tratou sobre regulamentação dos terrenos de marinha.

“Se me couber cumprir esse papel, farei com muita alegria, mas é preciso que seja construído coletivamente”, comentou Lelo. Ele tem 62 anos e é médico.

Alguns peemedebistas avaliam que a nomeação de Coimbra seria uma forma de melhorar a relação com o governador do ES, Paulo Hartung (PMDB), que anunciou ter decidido deixar o partido.

Aos 44 anos, Baleia Rossi, por sua vez, é líder do PMDB na Casa e está na primeira legislatura. Segundo sua assessoria de imprensa, “os diálogos ainda estão acontecendo”.

O PMDB ainda é a maior bancada da Câmara, com 65 deputados.  Com a recriação do posto, o presidente evitaria indisposição com o chamado “centrão”.

E, assim, retirando da liderança do governo o deputado federal André Moura (PSC-SE), próximo ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 

Sair da versão mobile