Na volta do Carnaval o presidente Michel Temer deverá mexer novamente no seu ministério. O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) foi sondado para substituir o ministro Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Jovair transita com desenvoltura pelo mundo da cartolagem do futebol e no Congresso integra a chamada “bancada da bola”.
A troca de comando atende a uma preocupação de Temer sobre a fragmentação da base do governo na Câmara dos Deputados. Temer e Jovair devem se encontrar depois da festa de momo.
Jovair foi candidato à presidência da Câmara e perdeu para Rodrigo Maia (Dem-RJ), que costurou uma ampla composição partidária. O deputado de Goiás recebeu 105 votos e representa parte do bloco parlamentar do centrão que, embora fragmentado, ainda tem força em votações na Câmara.
Fontes ouvidas nesta tarde pelo Misto Brasília não descartaram Jovair num ministério. Na campanha à presidência da Câmara, ele foi recebido no Palácio do Planalto por duas ou três vezes. À época, o nome dele foi ventilado para o Ministério do Trabalho. Questionado, disse que a informação não tinha fundamento, porque o PTB já havia patrocinado a indicação do atual ministro, Ronaldo Nogueira.
