Ícone do site Misto Brasil

Senado confirma Moraes para o Supremo

Em uma eleição previsível e com a ausência de 13 senadores, entre os quais parlamentares do PT, o plenário do Senado Federal aprovou há pouco o nome de Alexandre de Moraes para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Foram 55 votos favoráveis e 13 contrários. Pode ficar no cargo até 2043. Atualizado às 12h28

O nome do ministro licenciado da Justiça e Segurança Pública já havia sido aprovado pelos membros da Constituição e Justiça ontem à noite também com folga.

Antes do final da votação, vários senadores como Álvaro Dias (PV-PR), Cristovam Buarque (PPS-DF) e José Reguffe (sem partido-DF) observaram que é necessária mudança na forma de escolha de ministros para a Suprema Corte.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu à Mesa a adoção do calendário especial de análise para a PEC 10/2013, já aprovado na CCJ, e que acaba com o chamado “foro privilegiado”.

Lasier Martins (PSD-RS) entregou à Mesa requerimento que estabelece um calendário especial de análise da PEC 35/2015, no qual prevê que caberá a um colegiado a indicação de novos nomes ao STF. 

Sair da versão mobile