Uma empresa especializada em resgatar tesouros marinhos encontrou na costa da Islândia um navio nazista carregado com até quatro toneladas de ouro proveniente da América do Sul, possivelmente do Brasil, noticiou o tabloide britânico The Sun.
O navio partiu do Brasil em 1939, poucos dias depois que a Segunda Guerra Mundial explodiu, aparentemente para entregar ouro de bancos sul-americanos para a Alemanha, relatou o jornal. O cargueiro Minden, do esquadrão nazista SS, naufragou a cerca de 200 quilômetros da costa da Islândia, em sua rota do Brasil para a Alemanha.
Segundo o The Sun, funcionários do Banco Germânico, uma filial brasileira do alemão Dresdner Bank, ajudaram a carregar o navio. O capitão teria afundado o navio após ordens de Adolf Hitler, para evitar que a carga fosse capturada pela Marinha britânica.
Citando o porta-voz da empresa Advanced Marine Services, Bjorn Thorlaksson, uma reportagem do jornal alemão Bild informou que a licença para resgatar a carga avaliada em US$ 130 milhões ainda não foi concedida. “Mais de uma instituição está envolvida no caso. Ainda não se sabe quando a licença poderá ser concedida”, afirmou Thorlaksson.