Ícone do site Misto Brasil

Islamização e refugiados dominam campanha na Áustria

Compartilhe:

A campanha eleitoral na Áustria está na reta final (será realizada neste domingo), e os principais temas são imigração, islamização, refugiados e proteção das fronteiras. Em especial os partidos de direita Partido Popular Austríaco (ÖVP) – integrante da coalizão de governo – e o oposicionista FPÖ trocam acusações.

O candidato a chanceler do ÖVP e atual ministro do Exterior, Sebastian Kurz, promete proteger melhor as fronteiras do país, combater o islamismo político e restringir a imigração.

O FPÖ defende basicamente o mesmo e afirma que suas propostas foram roubadas pelo adversário. Por isso, a campanha eleitoral do candidato de ponta do FPÖ, Heinz-Christian Strache, concentra-se em ataques a Kurz, que só agora, muito anos depois do FPÖ, teria reconhecido a importância dos temas islamismo e migração.

Os dois partidos adotaram uma plataforma populista, observa o assistente social Mohammad Amini, ele próprio um migrante do Irã. O que mais o incomoda no atual debate é que o termo islamização é associado apenas aos refugiados e às pessoas que chegaram ao país nos últimos anos.

Sair da versão mobile