Foi aprovado, hoje, por 17 votos no plenário da Câmara Legislativa empréstimo de R$ 130 milhões (US$ 31,1 milhões) para governo do Distrito Federal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento ou ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata.
[A sessão foi transmitida ao vivo pelo Misto Brasília.]
O dinheiro será aplicado no Programa Brasília Capital das Águas. As ações previstas englobam a tubulação do Canal do Rodeador, em Brazlândia, e do Santos Dumont, em Planaltina, e obras na orla do Lago Paranoá.
Segundo a emenda aprovada pelos distritais, na área do Lago onde há unidades de conversação, o dinheiro só poderá ser investido se houver plano de manejo para o local.
A expectativa é que os recursos para o programa saiam do Fonplata, organismo multilateral de crédito ligado aos governos da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai para financiar, entre outros, projetos ambientais na Bacia do Prata, que engloba a bacia do Rio Paraná, para onde segue a maior parte dos rios do DF, incluindo o Descoberto e o Paranoá.
