O candidato à Presidência do Chile, o bilionário Sebastián Piñera, está no segundo turno a ser realizado no dia 17 de dezembro. O resultado já era esperado antes mesmo da contagem dos votos nas eleições deste domingo.
“Em março, receberemos um país estagnado com muitos problemas e dificuldades, mas também sabemos que temos um país maravilhoso”, diz Piñera, que já conta como sendo presidente eleito.
Até às 21h16 (22h16 no horário de Brasília), Piñera liderava os resultados parciais com 36,67% das preferências, seguido por Alejandro Guillier (22,63%) e Beatriz Sánchez (20,39%), que foi uma surpresa neste processo.
Alejandro Guillier já é considerado o segundo colocado pelos próprios adversários como Alejandro Navarro, que indicou que “pensamos em um resultado superior”, registrou o site chileno Emol. Carolina Goic já reconheceu a derrota, embora ela evite dar qualquer apoio para a segunda rodada.
Sebastián Depolo, gerente de campanha de Beatriz Sánchez , acrescentou ao site que “há um sentimento amargo, estamos a poucos pontos de distância da segunda rodada, que é responsabilidade de uma operação de comunicação”.
