O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou mudanças no tempo mínimo de contribuição para que um trabalhador possa se aposentar. Ele infomou que diminuiu de 25 anos para 15 anos no novo texto da reforma da Previdência. Também não serão mais afetados os trabalhadores rurais, para quem as regras vão permanecer como são atualmente.
A última alteração na reforma da Previdência é apresentada pelo relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), durante jantar que oferecido ao presidente Michel Temer no Palácio da Alvorada, nesta noite de quarta-feira.
“O tempo mínimo da contribuição na proposta original era de 25 anos. Agora, vai passar para 15”, disse. Segundo Meirelles, quem atingir os 15 anos de contribuição vai receber 60% do benefício da aposentadoria. O cidadão só terá direito a 100% da aposentadoria quando chegar a 40 anos de contribuição. “É um incentivo para as pessoas trabalharem um pouco mais visando ter aposentadoria melhor”, disse.
De acordo com o ministro, dentro da proposta, nos primeiros dois anos pós-reforma, a idade mínima será para 55 anos. “Vai subindo devagar e só em 20 anos chega a 65″, afirmou. Meirelles não esmiuçou pormenores quanto às aposentadorias de homens e mulheres.
