Ícone do site Misto Brasil

Derretimento das geleiras vai afetar três capitais do Brasil

Compartilhe:

Três capitais do Brasil serão as primeiras a serem afetadas com o derretimento das geleiras no Ártico e na Antártida, num grupo de 293 cidades portuárias do mundo. Belém, Rio de Janeiro e Recife estão nesta lista elaborada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

“A maioria dos modelos existentes é feita de um ponto de vista de alguém que está em cima do gelo, tentando entender como seu derretimento vai impactar o nível do mar em outro lugar do mundo”, explicou à repórter Camila Costa, da BBC, o físico e engenheiro mecânico Eric Larour, líder do projeto.

“Mas resolvemos pensar do ponto de vista de alguém que está numa cidade costeira, tentando entender como as áreas geladas ao redor do mundo podem mudar o aumento do nível do mar ali. Por isso tivemos que usar computação reversa.”

O estudo reafirmou o que os cientistas vêm dizendo há algum tempo – que o aumento do nível dos oceanos não será exatamente igual em todo o mundo. Mas trouxe também uma informação surpreendente: não é o derretimento da geleira mais próxima de uma cidade que pode oferecer problemas – é justamente a mais distante.

“Quanto mais longe você está de uma massa de gelo, mais tem que se preocupar com ela. Mas as pessoas acham que é o contrário disso”, diz Larour. “Isso tem consequências muito grandes para o planejamento das estratégias das cidades.”

Sair da versão mobile