Ícone do site Misto Brasil

Livro reúne fotos de cobras do Cerrado brasileiro

Compartilhe:

A savana brasileira também é o território de cobras, algumas das quais pouco estudadas e por isso mesmo conhecidas e algumas em vias de desaparecer. Para diminuir essa falta de conhecimento, foi lançado o livro Serpentes do Cerrado – Guia Ilustrado, que registra em imagens todas as cobras identificadas até hoje neste bioma, o segundo maior do Brasil, com 22% do território nacional

O trabalho de fôlego é do cientista Cristiano de Campos Nogueira, da USP, com seus colegas Otavio Augusto Violo Marques, do Instituto Butantan; André Eterifica, da Universidade Federal do ABC; e Ivan Ázima, da Unicamp, reúne 185 fotografias de 135 espécies de serpentes, muitas delas difíceis de serem encontradas e várias até mesmo na lista de espécies ameaçadas de extinção.

O repórter Evanildo da Silveira, da BBC Brasil, conta que algumas foram fotografadas no Instituto Butantan, mas a grande maioria foi mesmo capturada no campo, em locais como o Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros, em Goiás; no Jalapão, em Tocantins; na região de Brasília; na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; e no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa entre Minas Gerais e Bahia, entre outras.

Segundo Nogueira, antes do seu trabalho, praticamente, não se sabia nada sobre serpentes do Cerrado. Por isso, suas pesquisas procuraram determinar o número de espécies existentes, quais as mais comuns e as mais raras, em que ambiente vivem, quantas e quais são endêmicas (que só existem na região), qual a sua dieta e quando e como se reproduzem. “São questões básicas de História Natural, que não eram conhecidas”, diz.

Sair da versão mobile