Ícone do site Misto Brasil

CLDF derruba veto e cooperativa de transporte volta a operar

Compartilhe:

 

Com o voto do líder do governo, deputado distrital Agaciel Maia (PR), a Câmara Legislativa derrubou na sessão de hoje [transmitida ao vivo pelo Misto Brasília] o veto parcial do Poder Executivo ao PL n° 1.930/2018, que trata da extinção do Fundo de Transporte Público Coletivo do DF.

Na prática, a derrubada do veto vai permitir que os veículos operados pela Cooperativa de Transporte do Distrito Federal voltem a prestar serviços. A Cootarde opera em cinco regiões do DF e tem uma frota de 150 micro-ônibus.

“Sou líder do governo, mas neste caso me posicionei contra o governo porque sou a favor dos trabalhadores“, disse. Agaciel. “Gostaria de parabenizar a liderança dos trabalhadores pela mobilização e vitória”, declarou o presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT). Celina Leão (PPS) observou que “muitos trabalhadores estão sem receber salário e com dificuldades até para comprar alimentos, mas, mesmo assim, estiveram aqui e lutaram por seus direitos”.

Em setembro do ano passado, a Justiça do Distrito Federal afastou a presidente da Cootarde, Marlene Francisca Alves Chagas, e outros sete gestores da cooperativa de ônibus. Marlene foi presa na operação Checklist, que investigou o esquema de pagamento de propina para auditores fiscais da Secretaria de Mobilidade em troca de liberação de veículos velhos e com defeitos.

 

Sair da versão mobile