Depois de dois leões e um elefante, a Fundação Zoológico de Brasília confirmou neste domingo a morte de mais um personagem popular das crianças. A girafa Yvelise, de sete anos, morreu após um procedimento cirúrgico.
O animal apresentou nas últimas horas apatia e falta de apetite provocado provavelmente por uma obstrução no trato intestinal. A nota da Fundação diz o seguinte: “Durante o procedimento foi detectada uma necrose no cólon maior em consequência de torção de uma das alças intestinais, sendo este o fator que levou o animal à óbito”.
Em fevereiro, o zoológico confirmou que o elefante Babu foi morto por envenenamento por chumbinho. Biópsia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apontou a presença de substâncias tóxicas como chumbo, arsênio, mercúrio e elementos cumarínicos – composto químico altamente danoso aos animais.
Em junho de 2016, dois outros animais bastante visitados também morreram. Foram dois leões. O primeiro foi Dengo, portador de aids felina. Ele estava com 16 anos. Dez dias depois, os veterinários decidiram sacrificar Dudu, o último da espécie no zoológico com 22 anos. Ele apresentava problemas para andar, de visão e nas funções hepáticas.