O que disseram alguns políticos sobre o resultado do julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa de Lula da Silva.
Senador Gleisi Hoffmann (PT-PR) – “A presunção de inocência, esse direito fundamental, que fatalmente voltará a valer para todos, não valeu hoje para Lula. Um dia triste para democracia e para o Brasil! Lula vale a luta”.
Deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) – “A decisão do STF contra o habeas corpus do ex-presidente Lula era aguardada, já que reproduz entendimento anterior do tribunal sobre prisão em segunda instância. Assim, reafirma que, ao contrário do que Lula e o PT defendem, o ex-presidente não está acima da lei, mas ao alcance dela como todos os brasileiros”.
Nota do PSol – “Lula pode ser preso sem provas, com condenação em segunda instância, contrariando a Constituição Federal, com um STF dividido e com duas ADCs esperando julgamento […]. Diante disso mostra-se necessária a formação de uma frente democrática contra a escalada de autoritarismo e violência”.
Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) – “A decisão do STF é um sopro de fé e esperança em todos os brasileiros. Ainda há muito pela frente, mas o Supremo deu um passo importante para que corruptos como o Lula não usem subterfúgios respaldados pela própria justiça para não cumprir condenações. A decisão do STF respeita a Constituição, as leis e os cidadãos brasileiros”.
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) – “Impossível celebrar a iminente prisão de alguém da envergadura do Presidente Lula, mas a Corte cumpriu sua missão constitucional ao preservar o sentido fundamental de uma República, reafirmando a posição de que ninguem está a salvo do império da Lei, por mais relevante que seja seu legado ou estatura política”.
