Milhões de torcedores franceses deliraram de alegria com a vitória da França por 4 x 2 sobre a Croácia na final da Copa do Mundo da Rússia, neste domingo, em Moscou, que motivou cenas de êxtase de Paris a Marselha, e além.
Em Paris, onde 90 mil pessoas reuniram-se perto da Torre Eiffel para assistir à partida em telões, houve coros da Marselhesa, buzinas e centenas de milhares de bandeiras com o vermelho, branco e azul da bandeira da França.
O barulho dos fogos de artifício tomou conta do ambiente e os carros buzinaram incessantemente para comemorar o segundo título mundial da França, depois do triunfo de 1998 em casa.
Um coro de “Somos os campeões, somos os campeões” era ouvido da basílica de Sacré-Coeur, no norte da cidade, a Sorbonne, na margem esquerda do Rio Sena.
Mesmo antes do apito final da decisão, multidões tomaram a Champs Élyéees, o elegante bulevar que leva ao Arco do Triunfo, um local tradicional de comemorações, incluindo a parada do Dia da Bastilha na véspera.
“É incrível o que eles fizeram”, disse Josh, de 41 anos, que viajou da Bretanha a Paris para assistir à partida. “Pogba, Mbappé, Griezmann — eles estão no topo do mundo”, disse, nomeando três jogadores que se destacaram.
