A candidata do Pros ao governo do Distrito Federal, Eliana Pedrosa, disse que a ideia de acabar com a Agefis não é criminosa. A observação é uma resposta às críticas que tem recebido sobre a proposta de acabar com a agência de fiscalização, que está no centro de uma polêmica entre os candidatos ao Palácio do Buriti.
Segundo ela, “não estamos propondo a desordem, “mas o fim do abuso de poder”. A tese da extinção tem permeado as afirmações também do candidato do Democratas, Alberto Fraga, e também do PSD, Rogério Rosso. A crítica na atuação da Agefis tem sido feita especialmente nos debates entre os candidatos.
Hoje, o candidato do MDB, Ibaneis Rocha, afirmou que o Distrito Federal precisa “urgentemente” de políticas públicas e medidas de segurança “protejam o futuro das nossas mulheres. O comentário aconteceu após o 20º. caso de feminicídio, quando uma mulher morreu após receber um golpe de facão na perna. O suspeito ainda não foi localizado.
O candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg, prometeu regularizar as feiras do DF. “A regularização é fundamental para dar tranquilidade e segurança jurídica para os feirantes, valorizar o patrimônio e para que possamos desenvolver a economia do Distrito Federal”, afirmou durante encontro no Sindifeira. O presidente da entidade, Francisco Valdenir, concorda que a demanda é antiga.