Ícone do site Misto Brasil

França, Egito, Peru e Unesco oferecem ajuda ao Brasil

Compartilhe:

O presidente da França, Emmanuel Macron, ofereceu nesta segunda-feira a ajuda de especialistas franceses em arte para contribuir com a reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil e que foi destruído por um incêndio que começou no domingo.

“O incêndio no Museu do Rio é uma tragédia. É a história e a memória reduzidas a cinzas. A França oferecerá seus especialistas a serviço do povo brasileiro para contribuir para a reconstrução”, disse Macron no Twitter.

Assista o vídeo institucional com o Museu Nacional na Seção Vídeo, ao lado

O Egito através da embaixada em Brasília informou que o país tem experiência técnica no Departamento de Antiguidades para “proteção do patrimônio e restauração de todo tipo de peças arqueológicas”.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, ofereceu “todo o conhecimento” do órgão para “tentar atenuar as consequências” do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro. “Gostaria de expressar minha solidariedade para o povo brasileiro pela perda de um patrimônio cultural de valor inestimável para toda a humanidade. Este museu universitário também é um símbolo da memória brasileira e dos dinâmicos laços entre a cultura e a pesquisa”, disse Audrey.

O governo do Peru lamentou “o incêndio devastador” ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro e manifestou sua disponibilidade “para cooperar no que for possível” para lidar com a situação. O Ministério dos Negócios Estrangeiros peruano lembrou que o museu era “a mais antiga instituição científica do Brasil”, razão pela qual lamentou “a irreparável perda do acervo histórico e do patrimônio por trás deste trágico incidente”.

Sair da versão mobile