Ícone do site Misto Brasil

Ibope mostra que Bolsonaro lidera e Ciro e Marina empatam

O candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com 22% das intenções de voto, ante 20% na pesquisa anterior, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pela TV Globo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 1 e 3 de setembro.

Como a candidatura do ex-presidente Lula da Silva foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa, o Ibope informou que não pesquisou cenário em que o ex-presidente aparece como candidato.

Marina Silva (Rede) manteve os 12% da sondagem anterior, agora numericamente empatada com Ciro Gomes (PDT), que também registrou 12%, ante os 9% divulgados no dia 20 de agosto.

O presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, passou para 9%, ante 7% na pesquisa anterior. O atual candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, passou a 6 por cento, ante 4%. Aparecem a seguir o senador Alvaro Dias (Podemos), com 3% (ante 3%), João Amoêdo (Novo), também com 3% (ante 1%) e Henrique Meirelles (MDB), com 2% (ante 1%).

Os votos em branco e nulos somaram 21% e 7% não responderam ou disseram não saber em quem votar, ante 29% e 9%, respectivamente.

Nas simulações de segundo turno mostradas pela pesquisa, Bolsonaro perde para Ciro (44% a 33%), Marina (43 % a 33%) e Alckmin (41% a 32%) e tem empate técnico, com vantagem numérica, contra Haddad (37% a 36%).

O levantamento também apresentou os índices de rejeição, quando o eleitor afirma EM quais candidatos não votaria de jeito nenhum. O Ibope esclareceu que ao responder a pergunta o entrevistado podia escolher mais de um nome. Bolsonaro lidera com 44%, seguido por Marina (26%), Haddad (23%), Alckmin (22%), Ciro (20%) e Meirelles (14%). Alvaro Dias tem 13% de rejeição e Amoêdo, 12%.

Sair da versão mobile