O advogado Ibaneis Rocha (MDB) foi eleito neste domingo (28) governador do Distrito Federal. No seu primeiro contato com a Imprensa após o resultado do segundo turno, o candidato eleito garantiu que a sua prioridade será a saúde “que não espera”, e segundo ele “o resto vem depois”. Atualizado às 18h40
Totalização da eleição de segundo turno no DF – Ibaneis recebeu 1.042.574 votos (69.79%) e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), 451.329 (30.21%). A abstenção chegou a 394.275 (18,94%), brancos 58.471 (3,47%) e nulos 134.856 (7,99%)
Ele telefonou no final da tarde para o presidente Michel Temer (MDB), que em nota oficial parabenizou a “expressiva vitória”. Ibaneis disse que vai aproveitar esses poucos meses do presidente para buscar recursos para o Distrito Federal.
“Vou trabalhar muito forte já a aparte de amanhã (segunda). Vocês vão ter um homem honesto e trabalhador”, garantiu. O candidato começou a campanha eleitoral com 3% da preferência do eleitorado e surpreendeu seus adversários com uma vitória elástica no primeiro turno e uma grande votação no segundo turno. Ele foi eleito na onda de um movimento político conservador que ocorre no Brasil.
Ibaneis se encontra no Centro de Convenções Ulysses Guimarães onde ocorre uma festa da vitória. A posse vai ocorrer no dia primeiro de janeiro. Nesta semana deverá ocorrer a primeira reunião das equipes de transição do governo.
Ibaneis Rocha Barros Junior (MDB) nasceu em Brasília de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro casamento e está esperando o terceiro.
Aos 47 anos, é a primeira vez que o advogado concorre a um cargo público. Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Pra Fazer a Diferença e tem como vice o presidente do Avante-DF, Paco Britto. A coalizão também conta com PP, PSL e PPL. Ibaneis é o candidato com o maior patrimônio registrado entre os 11 postulantes ao GDF: R$ 93.720.602,57.
O advogado Ibaneis fez carreira na capital. Ele presidiu a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015. Hoje, é diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade. Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Em 1990, ele abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.
