Ícone do site Misto Brasil

Brasil abandona Pacto Global para a Migração

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil pediu nesta terça-feira, através de um telegrama, que os diplomatas brasileiros comuniquem às Nações Unidas a saída do Brasil do Pacto Global para a Migração, a que o país tinha aderido em dezembro, no final do mandato de Michel Temer.

No documento, citado pela BBC Brasil, o ministério solicita às missões do Brasil na ONU e em Genebra que “informem, por nota, respectivamente o secretário-geral das Nações Unidas [António Guterres] e o diretor-geral da Organização Internacional de Migração [António Vitorino], (…) que o Brasil se dissocia do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular”.

Segundo a BBC Brasil, o telegrama sublinha que o Brasil não deverá “participar de qualquer atividade relacionada ao pacto ou à sua implementação”. Apesar de o Ministério das Relações Exteriores não ter confirmado ainda oficialmente a informação, diplomatas citados anonimamente pela estação britânica confirmaram que o documento está a circular no sistema e que já chegou aos destinatários. 

Sair da versão mobile