Ícone do site Misto Brasil

Líder da oposição se declara presidente da Venezuela

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se declarou nesta quarta-feira (23) presidente interino do país, durante um protesto contra o governo de Nicolás Maduro em Caracas. (Assista o vídeo dos protestos de hoje na seção vídeo ao lado.) A crise pode levar a um confronto sem precedentes no país vizinho. O Brasil e os Estados Unidos reconheceram Guaidó como novo presidente, segundo as regras da Constituição da Venezuela.

Diante de milhares de manifestantes, Guaidó, que pertence ao partido Vontade Popular, do líder oposicionista Leopoldo López, levantou a mão direita e afirmou que, como chefe do Poder Legislativo, estava assumindo formalmente o Executivo do país, informou a DW.

“Em minha condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus todo-poderoso e a Venezuela, juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como presidente da Venezuela para acabar com a usurpação, instalar um governo de transição e promover eleições livres”, declarou Guaidó, de 35 anos, sendo ovacionado pelos presentes.

No discurso, Guaidó fez referência a vários artigos da Constituição e pediu aos manifestantes que se comprometam com o restabelcimento da ordem constitucional no país. “Hoje dou um passo com vocês, entendo que estamos numa ditadura”, disse. O opositor declarou ainda saber que a sua autoproclamação “terá consequências”.

Sair da versão mobile