Ícone do site Misto Brasil

DF volta a registrar abertura de novas lojas em 2018

O comércio brasiliense conseguiu finalizar o ano de 2018 com um saldo positivo de 57 novas lojas com vínculos empregatícios, entre aberturas e fechamentos. Esse foi o melhor resultado desde 2014, interrompendo uma trajetória negativa de três anos seguidos. Os números são de um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgado em Brasília pela Fecomércio-DF.

Regionalmente, em 15 das 27 unidades da Federação foram registradas mais aberturas do que fechamentos, destacando-se de forma positiva os Estados de São Paulo (+3.883), Santa Catarina (+1.706) e Minas Gerais (+940). O Distrito Federal ficou em 12º lugar. O Rio de Janeiro foi a unidade que mais fechou lojas, com – 997.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, avalia que apesar do número parecer pequeno, é o primeiro resultado positivo em três anos. “Fatores como o aquecimento do mercado de trabalho, a volta da confiança dos consumidores e dos empresários, além da inflação mais estável, ajudaram na retomada da abertura de lojas no DF”, explica Francisco Maia.

Sair da versão mobile