Ícone do site Misto Brasil

Ibaneis diz que está trabalhando com guardanapo sujo

Na sessão extraordinária desta tarde, que marca o reinício dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) voltou a afirmar que encontrou a administração local completamente desorganizada. Antes do governador, o presidente do Legislativo, Rafael Prudente (MDB), disse que vai apresentar uma proposta nos próximos dias para redução dos gastos da Câmara Legislativa.

O Misto Brasília transmite ao vivo a sessão da CLDF

“A situação do Distrito Federal é das mais penosas do que se possa imaginar”, garantiu Ibaneis num discurso para os deputados distritais. “Não existe essa história de cobertor mais curto. O cobertor não existe mais, estamos trabalhando com o guardanapo sujo”, ilustrou.

Num discurso improvisado de avaliação dos 30 dias de governo (“Foram os dias mais férteis da minha vida”), Ibaneis desenhou um quadro dramático na saúde. Disse que na Secretaria da Saúde o orçamento de R$ 8,5 bilhões é gasto sem “qualquer tipo de controle” e a rede hospitalar está “debilitada”.

Anunciou que vai encaminhar à Câmara Legislativa um projeto que, a exemplo da área de Segurança, cria uma gratificação para os médicos aposentados. Sem dar detalhes, previu que devem ser recontratados 100 profissionais que “se aposentaram ainda novos” e que “estão doidos para trabalhar”. Na segurança, garantiu que todas as delegacias terão plantão 24 horas “em um mês”.

Disse que está preocupado com a educação, porque a rede pública “recebeu” 9 mil estudantes que saíram da rede particular de ensino. “Não há espaço físico, nem carteira escolar para abrigar os novos alunos”. E prometeu que está estudando uma forma de pagamento dos atrasados dos professores.

Sair da versão mobile