A Frente Parlamentar da Primeira Infância realizou na manhã desta quarta-feira (13) no anexo 2 da Câmara dos Deputados um diálogo com especialistas para debater a implantação do Marco Legal, lei federal nº 13.257/2016 que instituiu a Política Integrada de Primeira Infância.
“Nós temos uma legislação que é referência para o mundo, o nosso desafio é fazer ela sair do papel, então a Frente Parlamentar da Primeira Infância vai focar exatamente nisso, na questão da implementação do marco legal, além de provocar um debate científico com autoridades mundiais”, ressaltou a presidente, deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR).
Para a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), integrante do grupo e uma das principais defensoras da pauta no Congresso, é preciso destacar a devida importância desta política pública. “A nossa Frente com certeza absoluta terá, a partir desta legislatura, um olhar diferenciado em como tentar transformar o texto legal em ações práticas do conjunto de municípios brasileiros, a partir da atenção às crianças de até seis anos de idade”, destacou.
A reunião da Frente contou com as palestras de representantes do Programa de Desenvolvimento da Criança e da Família, Sabina Fila (Ackerman Institute for the Family- Nova York (EUA) e Gary Barker (da ONG Promundo, Whashington (EUA), além da presença da embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl. Ainda integraram a reunião da Frente representantes do Distrito Federal como a Coordenadora das Políticas de Primeira Infância no DF, Maria José Rocha, e a Diretora Geral da Vara da Infância do DF, Simone Resende.