Ícone do site Misto Brasil

Notre-Dame, com mais de 850 anos, pega fogo em Paris

Compartilhe:

Um incêndio atinge nesta segunda-feira (15) a Catedral de Notre-Dame, um dos monumentos mais conhecidos de Paris. Imagens mostram que as chamas tomaram a nave e o teto da catedral, que tem mais de 850 anos. A fumaça tomou os céus da capital francesa. 

Veja as imagens AO VIVO na seção vídeo – ao lado

Uma grande operação para conter as chamas está sendo conduzida pelo Corpo de Bombeiros da capital. A Polícia também isolou a área. As primeiras chamas foram detectadas por volta de 18h30 no horário local (13h30 em Brasília). Algumas seções da catedral foram bastante afetadas. A flecha (uma torre isolada sobre o teto da nave), que foi instalada na catedral no século 19, desabou parcialmente.  

Ainda não há informações sobre feridos, segundo informa a DW. A causa do incêndio ainda não foi determinada.

A catedral estava passando por um intenso processo de reforma, que já havia provocado na semana passada a retirada de 16 estátuas, que foram encaminhadas para ateliês de restauração. O trabalho completo de renovação estava previsto para durar 20 anos, segundo o jornal Le Figaro. Parte do monumento estava encoberto por andaimes que estavam sendo usados na restauração da flecha. 

A catedral é o monumento mais visitado de Paris, à frente de outras construções, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel. Em 2017, 12 milhões de pessoas visitaram o interior da Notre-Dame. 

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, classificou o incêndio como “terrível” e pediu que os parisienses e turistas se mantenham fora do perímetro de segurança estabelecido em volta da catedral enquanto prosseguirem os trabalhos dos bombeiros. 

O governo francês informou que o presidente Emmanuel Macron cancelou a agenda prevista para a noite de segunda-feira e planeja se dirigir ao local junto com o ministro da Cultura, Franck Riester. Pelo Twitter, Macron também comentou o incêndio. 

Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. (…) Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós queimar”, disse. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se manifestou sobre o incêndio no Twitter.

“É horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Talvez aviões-tanque com água possam ser usados ​​para apagá-lo. É preciso agir rapidamente!”

Sair da versão mobile