Ícone do site Misto Brasil

Distrito Federal integra a campanha Maio Amarelo

Compartilhe:

A partir desta quarta-feira serão realizadas 69 blitzes e 49 atividades educativas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal. As operações fazem parte do Maio Amarelo, lançado nesta manhã pelo governo distrital e que faz parte de um evento mundial pela redução das mortes no trânsito.

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura, dados preliminares da autarquia mostram que, de janeiro até a semana passada, houve redução de quase 23% no número de mortes no trânsito do DF em comparação com o mesmo período do ano passado.

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em educação para o trânsito, David Duarte Lima, explica que a ideia de aumentar a velocidade para ganhar tempo não passa de uma ilusão.

“Foi feita uma experiência na Alemanha, com dois motoristas, e para um foi dito: ‘Olha, corra o máximo que você puder’ e para o outro, ‘Dirija na velocidade da via, siga às normas de segurança’. O motorista rápido e intrépido freou muito mais, correu muito mais riscos e ganhou apenas 3% do tempo. É um ganho absolutamente irrisório”, afirma.

Sair da versão mobile