O Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal divulgou nota em que anuncia a greve da categoria a partir do dia 2 de maio. A principal justificativa é que a empresa não teria cumprido o acordo coletivo de trabalho. De acordo com o sindicato, não houve acordo com a empresa e que por isso a categoria decidiu pela greve, o que vai impactar no transporte de 160 mil usuários todos os dias.
Em outra nota, desta vez assinada pelo Metro-DF, informa-se que foi proposto a manutenção na íntegra do acordo coletivo de trabalho de 2017/2019 “em seus termos aditivos, por mais um ano (01 de junho de 2019 a 01 de abril de 2020)”.
Nota do Sindimetro-DF
Metroviários estarão em greve por tempo indeterminado, a partir do dia 2 de maio. Contra a retirada de direitos da categoria; contra o não cumprimento do acordo coletivo de trabalho; contra o não cumprimento de sentenças normativas, de decisões e acordo judiciais que garantem os benefícios dos trabalhadores; pela manutenção de nossos direitos e conquistas.
Nota do Metrô-DF
A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô/DF) informa que, após tratativas junto ao Governo do Distrito Federal e atendendo as reivindicações da categoria, propôs a manutenção, em sua integralidade, do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019 e seus termos aditivos, por mais um ano (01 de junho de 2019 a 01 de abril de 2020).