Ícone do site Misto Brasil

Civil do DF faz mega operação contra funcionários do Banco do Brasil

Compartilhe:

Com o apoio do próprio Banco do Brasil, que prestou todas as informações solicitadas, a Polícia Civil do Distrito Federal realiza nesta manhã uma operação contra funcionários do banco em oito estados e no Distrito Federal. Também são investigadosempresários de empresas terceirizadas encarregadas de fazer cobranças. Atualizado às 08h10

Veja imagens das prisões realizadas nesta manhã – na seção vídeo ao lado

A Divisão de Repressão à Corrupção e aos Crimes contra a Administração Pública (Dicap) cumpre 17 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão na Operação Crédito Viciado.

Os investigados são acusados de desviar pelo menos R$ 26 milhões. Assim, são acusados de organização criminosa pela prática de peculato e lavagem de dinheiro. Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

As primeiras informações indicam que em janeiro começaram ameaças contra executivos do Banco do Brasil, motivadas pela decisão estratégica de não renovar contratos com 117 empresas de cobrança de dívidas para que o serviço de recuperação de créditos passasse a ser feito pela empresa BB Tecnologia e Serviços – BBTS.

“Durante as investigações foi evidenciado que havia funcionários e ex-funcionários do banco fraudando repasses de valores a essas empresas de cobrança. Posteriormente as empresas retornavam parte das quantias aos funcionários do Banco do Brasil, como proveito do crime”, destaca o delegado e coordenador da Cecor, Leonardo de Castro.

Sair da versão mobile