Ícone do site Misto Brasil

Governadores vão à China em busca de investimentos

Compartilhe:

Os governos do Paraná, Bahia, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Alagoas, Mato Grosso, Pernambuco e Paraíba já iniciaram ou planejam ações para negociar investimentos com empresas chinesas principalmente para os setores de obras de infraestrutura, mineração e energia.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, seguido pelos Estados Unidos e Argentina, segundo informou a agência de notícias chinesa Xinhua.

O governador do Paraná (sul do Brasil), Carlos Massa, conhecido como Ratinho Júnior, informou que esteve em Shanghai no final de abril para iniciar conversações com investidores chineses a respeito do projeto do corredor bioceânico através de uma ferrovia entre o porto de Paranaguá, no Atlântico, com o de Antofagasta, no Chile, informou o jornal Valor Econômico.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado de Mato Grosso (principal produtor de soja), César Miranda, estará em Beijing esta semana, integrando uma comitiva que busca oportunidades no setor da proteína animal. Segundo fontes oficiais, em junho, uma missão do governo de Pernambuco (nordeste) estará na China, país do qual importará todas as placas solares para a construção do maior complexo solar fotovoltaico do Brasil.

Sair da versão mobile