Ícone do site Misto Brasil

Previsão de descontos com o Dia Livre de Impostos

Comércio

Durante esta quinta quem passar por lojas, postos e outros empreendimentos pode se deparar com grandes promoções. Os descontos fazem parte de uma iniciativa que foi batizada de Dia Livre de Imposto, quando empresas e associações de comerciantes colocam à venda produtos retirando a parte relativa a tributos cobrados por entes públicos federais, estaduais e municipais.

A mobilização visa a chamar a atenção de cidadãos, do setor econômico e de autoridades para problemas do sistema tributário brasileiro, como o grau de incidência de impostos, a complexidade das taxas cobradas e a falta de transparência nessas modalidades de arrecadação.

Os consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito pagaram juros um pouco menos caros em abril. A taxa média do rotativo caiu 0,8 ponto percentual em relação a março, chegando a 298,6% ao ano. Os dados foram divulgados pelo Banco Central. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.

A confiança do comércio brasileiro melhorou em maio ante abril, mas as perspectivas de investimentos caíram, o que levou a Confederação Nacional do Comércio (CNC) a reduzir de 5,4% a 4,9% a previsão de vendas este ano, ante alta de 6% aventada em janeiro. (Com o DCI e agências de notícias)

Sair da versão mobile