Ícone do site Misto Brasil

Campanha para eleição dos conselheiros tutelares começa dia 23

Começa na próxima sexta-feira (23) a campanha eleitoral para a eleição de 200 novos conselheiros tutelares, que vão exercer seus mandatos entre 2020 e 2023 em 40 conselhos tutelares do Distrito Federal. A quinta fase do processo se encerrou na semana passada com a entrega dos documentos.

[O Misto Brasília cedeu gratuitamente uma campanha institucional sobre a escolha]

Após as eleições, que serão fiscalizadas pelo Ministério Público do DF e órgãos ligados à política de proteção à criança e ao adolescente, os eleitos serão treinados num curso de formação inicial, com carga horária mínima de 40 horas. O processo eleitoral será aberto a todos os 2 milhões de eleitores da capital federal e quanto mais participação, melhor será para a legalidade e legitimidade da escolha.

No Distrito Federal, os conselhos tutelares são vinculados administrativamente à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Têm autonomia para requisitar serviços públicos, em especial de educação, saúde, assistência social e assistência jurídica. Cada conselho tem uma estrutura de apoio para garantir o atendimento adequado à população. Saiba mais.

Sair da versão mobile