A tigresa Maya está em recuperação no serviço veterinário da Fundação Zoológico de Brasília. O animal passou por uma bateria de exames no início do mês, quando foi identificada uma infecção no útero, sendo necessária a retirada do órgão e dos dois ovários.
Melhor sorte não teve o tigre-de-bengala Dandy, que é irmão de Maya. Ele morreu hoje (29) ainda de causas desconhecidas, depois de passar mal desde quinta-feira (26). Em nota no Facebook, a Fundação afirma que os exames mostraram alterações e o tigre começou a ser tratado. Na manhã de domingo, porém, Dandy acordou apático e sem reagir aos estímulos.
“Ele foi atendido imediatamente pela equipe de especialistas e durante toda a manhã, mesmo depois de intensos esforços, não resistiu”, informou a Fundação Zoológico. Já morreram no zoo leões, elefantes e girafa.
Também em setembro, no dia 22, só que em 2017, morreu Rabisco, outro tigre-de-bengala. O felino morreu aos 16 anos. De acordo com a Fundação, o animal não resistiu a insuficiências cardíaca e renal. Três meses antes, morreu Laila, outra tigresa-de-bengala nascida no DF. Ela ultrapassou as expectativas ao viver 21 anos e também faleceu vítima de falência renal.
Nota da Fundação Zoológico de Brasília
Com enorme tristeza, informamos que o nosso macho de tigre-de-bengala, o Dandy, faleceu. Foram três dias de intensos esforços de toda a equipe técnica e de voluntários especializados do Zoo.
Na última quinta-feira (26), o Dandy passou por uma inspeção clínica e coleta de sangue para exames laboratoriais e para transfusão em sua irmã, Maya. O resultado dos exames apontou para alterações importantes que inspiravam cuidados. Todos os esforços foram dedicados para buscar sua melhora clínica.
Mas, no dia de hoje (29), Dandy despertou apático não reagindo a estímulos. Foi atendido imediatamente pela equipe de especialistas e durante toda a manhã, mesmo depois de intensos esforços, não resistiu.
A causa da morte será divulgada assim que sairem os resultados dos exames histopatológicos.
A equipe do Zoológico de Brasília e todos os admiradores de sua beleza e forte personalidade estão de luto e vão se recordar com carinho de toda sua imponência.
Em relação a tigresa Maya, que passou por uma intervenção cirúrgica importante para correção de infecção abdominal grave, ela apresenta melhora relevante no quadro, apesar da extrema delicadeza e nos dá esperança de dias melhores.
Contamos com a ajuda de todos e pensamento positivo para que ela possa se recuperar deste momento difícil.