Ícone do site Misto Brasil

Começa investigação da interferência russa nas eleições nos EUA

Donald Trump EUA vídeo Casa Branca

Donald Trump foi presidente dos Estados pelo partido RepublicanosUnidos/Arquivo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos transformou uma revisão administrativa sobre as origens da investigação sobre a interferência russa na eleição americana de 2016 em uma investigação criminal, segundo afirmou uma pessoa familiarizada com o caso, segundo a agência DW..

A medida gera preocupações da oposição sobre se o presidente americano, Donald Trump, e seus aliados podem estar usando os poderes do governo para perseguir oponentes.

A revelação nesta quinta-feira (24) ocorre em meio a um inquérito de impeachment na Câmara dos Representantes sobre suposto abuso de poder de Trump. O processo apura se o republicano suspendeu ajuda financeira militar à Ucrânia para pressionar o presidente do país a lançar uma investigação contra o ex-vice-presidente Joe Biden e o filho dele, Hunter Biden.

A pessoa que confirmou a existência da investigação criminal não quis ser identificada por não estar autorizada a discutir o assunto publicamente. Ela falou com as agências de notícias AP e Reuters em condição de anonimato. O fato foi revelado pela primeira vez pelo jornal The New York Times.

O secretário americano de Justiça, William Barr, havia lançado uma revisão neste ano para investigar as queixas do presidente Trump de que sua campanha foi alvejada de forma inadequada pelas autoridades de inteligência e de segurança dos EUA durante as eleições de 2016.

Sair da versão mobile