Ícone do site Misto Brasil

Lava Jato procura ex-presidente do Paraguai Horário Cartes

Operação policial nesta manha tem por finalidade cumprir mandados judiciais/Arquivo

Compartilhe:

Dezesseis mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos nesta manhã em uma nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Entre os alvos estão o ex-presidente do Paraguai, Horácio Cartes (que está desaparecido) e Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros, e Najun Azario Flato Turner, outro doleiro do esquema.

A Operação Patron  é uma consequência da Operação Câmbio Desligo. Os acusados são investigados por ajudar  o doleiro a fugir e também ocultar patrimônios. Messer está preso há quatro meses. Estão sendo cumpridos também três mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.

A investigação descobriu que doleiros movimentaram US$ 1,6 bilhões em 52 países. Cartes é hoje senador vitalício do Paraguai e considerado um dos homens mais ricos daquele país. As ordens judiciais foram assinadas pelo juiz federal da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas.

Segundo o jornal Extra, os negócios de Cartes e Messer são monitorados por diferentes agências americanas há duas décadas a partir de Assunção e de Cidade do Leste, na divisa de Brasil, Paraguai e Argentina. A sociedade com o ex-presidente paraguaio foi confirmada por um antigo parceiro brasileiro de Messer, Lucio Bolonha Funaro, responsável pela lavagem de dinheiro de corrupção do grupo político liderado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-Rio).

Sair da versão mobile