Ícone do site Misto Brasil

Base Aérea de Brasília vai produzir energia solar

Base Aérea de Brasília

Pátio de manobras da Base Aérea de Brasília que terá sua própria usina de energia solar/VSantos/FAB

Compartilhe:

A Base Aérea de Brasília vai produzir sua própria energia elétrica através de uma mini usina de energia solar. O projeto que vai custar R$ 5 milhões vai produzir o equivalente a 1.741,54 megawatts por ano (MWh/ano).

O convênio da Força Aérea Brasileira (FAB) com a Companhia Energética de Brasília (CEB) será assinado nesta quinta-feira (09). É o segundo grande programa de produção de energia limpa que será instalado no Distrito Federal. O primeiro foi uma usina de células fotovoltaicas instalada na cidade de São Sebastião.

O investimento será a fundo perdido e R$ 4 milhões vem do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) e o restante de contrapartida da Força Aérea.

O diretor de Regulação da CEB, Wanderson Silva de Menezes, observou que as despesas com energia elétrica são um dos principais itens de custeio em várias instituições públicas e parte considerável desses gastos poderia ser evitada com as ações de eficiência energética. “Por isso é importante que cada vez mais projetos como esse sejam desenvolvidos e que com a economia gerada, os órgãos possam destinar os recursos para outros fins”.

Sair da versão mobile