Texto de Ana Luíza Vinhote
As inscrições para a tradicional Corrida de Reis começam nesta segunda-feira (13) e serão feitas em horários diferentes. O atleta que deseja participar do percurso de 10 quilômetros deverá se cadastrar das 13 horas às 14h59, sendo o período das 15 horas às 17 horas reservado para aqueles que desejam correr seis quilômetros.
O cadastro para os mirins será a partir das 13h. Para participar, basta acessar o site da Secretaria de Esporte e Lazer. As 16 mil vagas serão ocupados à medida que forem sendo feitas as inscrições.
A 50ª edição da corrida é o primeiro grande evento esportivo gratuito no calendário de comemorações do aniversário de 60 anos de Brasília e, neste ano, volta a ser realizada em janeiro e no período noturno. A largada para os 16 mil participantes será no dia 25, às 19 horas, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha.
Outra novidade desta edição é a possibilidade de troca de titularidade do atleta inscrito, que pode ser feita entre os dias 14 e 19. Na corrida de seis quilômetros, os participantes retornarão na altura da Rodoviária do Plano Piloto. Na de 10 quilômetros, os corredores passarão pelo terminal e voltarão perto da Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios.
A corrida mirim ocorrerá no mesmo dia da dos adultos, a partir das 16 horas, no Mané Garrincha, envolvendo até mil crianças entre 4 e 14 anos. Os percursos variam entre 25 e 300 metros, em baterias divididas de acordo com a faixa etária. No dia do evento serão sorteadas bicicletas.
Pessoas com deficiência – Para atender ao pedidos dos atletas e tornar a competição mais justa de acordo com o grau de necessidade de cada um foram efetuadas subdivisões para as categorias cadeirante e andante. Os cadeirantes serão divididos entre racing wheelchair (cadeira triciclo, especial para corrida) e handcycle (bicicleta adaptada pedalada com as mãos). Já os andantes estão classificados entre deficientes visuais, deficientes intelectuais, mobilidade superior reduzida, mobilidade inferior reduzida.
Kits – A camiseta, o número de identificação do corredor e o chip eletrônico – que cronometra o tempo e a colocação – serão entregues entre os dias 23 e 25, no Mané Garrincha. Para retirar o kit, é obrigatória a entrega de 4 quilos de alimento não-perecível. A doação será repassada para o Banco de Alimentos da Ceasa, responsável pela distribuição às instituições parceiras.
(Ana Luíza Vinhote trabalha na Agência Brasília)