Ícone do site Misto Brasil

Bolsonaro anuncia Conselho da Amazônia e Força Ambiental

Desmatamento floresta amazônica fiscalização Misto Brasília

Os desmatamentos ilegais continuam mesmo com o novo governo/Arquivo

Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (21) a criação do Conselho da Amazônia, a ser gerido pelo vice-presidente, o general Hamilton Mourão. O objetivo do novo órgão, segundo afirmou o presidente em seu perfil no Twitter, é coordenar as várias ações dos ministérios voltadas para a “proteção, defesa e desenvolvimento sustentável” da floresta.

Bolsonaro também determinou a criação da Força Nacional Ambiental, “à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública”, voltada para proteção do meio ambiente e da Amazônia. A nova entidade deverá ser composta por policiais militares e civis e por bombeiros, entre outros profissionais de segurança.

Ao sair de uma reunião ministerial, Bolsonaro foi questionado por jornalistas a respeito de custos dessas estruturas e respondeu que o ministro da Economia, Paulo Guedes, “deu sinal verde” e que a estrutura não terá custos. Mourão, por sua vez, agradeceu o que chamou de demonstração de confiança do presidente. “A selva nos une e a Amazônia nos pertence!”, escreveu o vice-presidente em seu perfil no Twitter.

A decisão de Bolsonaro ocorre após o desgaste causado pelas políticas do governo para o meio ambiente, em um ano marcado pelo aumento das queimadas e pelo desmatamento na Amazônia.

Sair da versão mobile