O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, disse que o chamamento da segunda lista dos aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar, foi adiado para uma data ainda não definida. No ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB), prometeu que a convocação de 750 aprovados aconteceria neste mês de janeiro.
Anderson Torres disse que o motivo do adiamento é orçamentário. Embora previsto no Orçamento de 2020, a inclusão desses novos policiais no quadro após concluída a academia, terá que ser suspenso temporariamente por falta de recursos. Numa entrevista à Rádio CBN, o secretário afirmou que esta convocação poderá acontecer até junho, ou seja, neste semestre. “Com certeza”, disse ele.
Sobre a crise com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública com a permanência de lideranças do PCC no Presídio Federal de Brasília, Anderson Torres afirmou que pretende apenas “abrir um diálogo” com as autoridades federais.
Ele mandou ontem uma correspondência ao ministro Sérgio Morro pedindo informações sobre o sistema de segurança para essas lideranças. Logo depois, o ministério divulgou uma nota em que afirma que somente o Governo do Distrito Federal reclama da presença dos presos.