O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (24) que a possibilidade de recriar o Ministério da Segurança Pública “é zero”. A declaração foi dada na chegada ao hotel de Nova Delhi, onde se reúne com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Ontem, o presidente disse que estudava o assunto, mas houve uma forte reação a favor do ministro Sérgio Moro, que hoje comanda o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
“A chance no momento [de recriar o Ministério da Segurança Pública] é zero. Não sei o amanhã, por que na política tudo muda, mas a intenção não é recriar”, afirmou o presidente. Ontem, o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) declarou apoio a recriação do ministério, assim como o da Cultura. Veja o vídeo.
O que disse Bolsonaro ontem: “Isso é estudado, estudado com Moro, lógico que o Moro deve ser contra. Estudado com os demais ministros. O Rodrigo Maia (presidente da Câmara) é favorável à criação da Segurança. Acredito que a Comissão de Segurança Pública também seja favorável. Temos de ver como se comportam esses setores da sociedade para poder melhor decidir”.
Bolsonaro também descartou o aumento do chamado “imposto do pecado”. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo estudava um reajuste sobre o açúcar, o tabaco e bebidas alcóólicas.