Ícone do site Misto Brasil

Eleições extraordinárias hoje para o legislativo do Peru

Peru eleições

Eleitores e militares mobilizados para as eleições legislativas hoje no Peru/Correo

Compartilhe:

Os observadores eleitorais da Organização dos Estados Americanos (OEA) e União Europeia (UE) já chegaram ao Peru para verificar as eleições deste domingo (26). O país tentará dar fim à crise institucional em que se precipitou desde setembro último.

As extraordinárias eleições legislativas serão realizadas até às 16 horas (hora local – 18 horas hora de Brasília).  Um total de 24.799.384 peruanos (974.230 no exterior) são convocados para ir às urnas para eleger os novos congressistas que concluirão o período legislativo 2020-2021.

Os peruanos não parecem tão entusiásticos com esse pleito legislativo antecipado. A poucos dias da data, segundo o Instituto de Pesquisa de Mercado e de Opinião CPI, 54% dos eleitores admitiram ainda não saber a quem darão seu voto. Ainda mais preocupante é que, dependendo da enquete, entre 19,1% (CPI) e 34% (Instituto Ipsos) anunciaram que pretendem entregar um voto em branco ou nulo.

Há numerosas incógnitas neste pleito, mas uma coisa é certa: as eleições de 26 de janeiro são inéditas na história do Peru. Nunca antes o país elegeu um Parlamento sem, ao mesmo tempo, eleger seu presidente. Outra especificidade é que os representantes do povo só ocuparão o cargo até 2021, quanto termina a legislatura regular e o presidente Vizcarra abandona o cargo.

Sair da versão mobile