Ícone do site Misto Brasil

Hacker é a fonte de escândalo na África que envolve a Odebrecht

Isabel dos Santos Angola

Isabel dos Santos é filha do ex-presidente de Angola que ficou no poder por 40 anos/Arquivo/Reprodução

Compartilhe:

Rui Pinto é a fonte dos documentos do Luanda Leak sobre os negócios de Isabel dos Santos, disse ao Diário de Notícias de Portugal, William Bourdon, o advogado francês que está com o hacker português desde o caso Football Leaks, de que também foi o denunciante. “É ele a única fonte. O Rui Pinto é o Edward Snowden da corrupção internacional”.

O escândalo da “mulher mais rica da África” tem conexões com o Brasil, através da Odebrecht, que executou obras em Angola. O esquema foi intermediado pelo governo petista, que também viabilizou empréstimos do BNDES para o país africano. Investimentos foram feitos na Paraíba para lavagem de dinheiro sujo da corrupção.

Os documentos do Luanda Leaks teriam sido entregues por Rui Pinto a William Bourdon e à Plataforma para Proteção de Whistleblowers em Africa (PPLAAF) de que o advogado francês é diretor. Esta plataforma foi constituída em 2017 para defender na África denunciantes de casos de corrupção.

Alguns dos documentos teriam sido recolhidos nos computadores das próprias empresas de Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola  José Eduardo Santos. Logo no início da investigação Sindika Dokolo, o marido de Isabel dos Santos, também visado na investigação, já tinha acusado Rui Pinto, confirmando que as empresas do casal tinham sido alvo de um ataque informático no final do ano passado.

Sair da versão mobile