Ícone do site Misto Brasil

Novacap abre temporada do PDV nas estatais do DF

Novacap sede DF Misto Brasília

Sede da empresa estatal responsável pela manutenção de áreas verdes no DF/Arquivo

Depois de quase um ano de reuniões e notícias sobre o assunto, o Governo do Distrito Federal começa nesta semana a adotar o Plano de Demissão Voluntária em todas as 14 estatais. Somente na Novacap, a ideia é proporcionar uma economia de R$ 200 milhões nos próximos dois anos com o enxugamento de 650 funcionários.

No ano passado, o secretário da Economia, André Clemente, já tinha afirmado que “queremos efetuar uma revisão geral no âmbito da governança que permita ao estado e suas empresas públicas entregar serviços e infraestrutura, um jeito responsável de pensar Brasília”.

Algumas dessas 14 empresas possuem subsidiárias e detêm participações minoritárias em outras empresas. Algumas delas estão na mira também do processo de privatização que já começou. São elas: CEB, Metrô-DF, Caesb. Outras devem ter um enxugamento e novas estratégicas, como é o caso da Codeplan. Não será surpresa também se o governo resolver vender o Banco de Brasília.

O decreto do PDV foi assinado ontem (28) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que avisou que o objetivo é enxugar e renovar a folha de servidores. “Vamos tratar com dignidade todos os servidores que deram seu sangue ao longo da vida por essa empresa”, afirmou durante solenidade na Novacap. O decreto ainda não foi publicado no Diário Oficial.

“Queremos implantar o PDV tão logo seja publicado o decreto de autorização”, afirmou o presidente da estatal, Cândido Teles. Entre os critérios para adesão estão a idade mínima de 58 anos. “Entre os elegíveis, há muitos que já estão com tempo para aposentar”, observou o chefe da Novacap. Segundo ele, o normativo do PDV deverá sair nas primeiras semanas de fevereiro.

Sair da versão mobile