Um exame realizado pelo governo brasileiro confirmou o primeiro caso confirmado de novo coronavírus na América Latina, segundo uma fonte ouvida pela agência Reuters nesta quarta-feira. Trata-se do paciente de 61 anos que retornou de viagem à Itália, onde já foram registradas 12 infecções pelo Covid-19.
O Ministério da Saúde afirmou que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país, que já chegou a ter 59 casos investigados, mas todos deram negativo para o Covid-19. O ministro e assessores concedem neste momento uma entrevista coletiva em São Paulo.
Mandetta informou que o paciente chegou assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. O hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído rapidamente, em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias.
“Passamos a uma nova fase de providências, no sentido de mitigar os efeitos da doença em SP e em todo Brasil. Nosso comitê de emergência está reunido em SP, e de tarde vamos nos juntar a eles para falar sobre o que deve ser feito. Não muda muito com relação aos casos suspeitos, mas agora temos uma patologia confirmada”, afirmou Mandetta.
