A Universidade de Brasília (UnB) divulgou uma nota em que mantém as aulas na instituição, apesar do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) suspendendo as aulas da rede pública e privada, inclusive nas faculdades. De acordo com a nota, não há “previsão de suspensão do calendário acadêmico da UnB”.
Nota da UnB
A respeito de notícia sobre o cancelamento de aulas no Distrito Federal, a Administração Superior da Universidade de Brasília informa que, neste momento, não há previsão de suspensão do calendário acadêmico na UnB.
A instituição vem acompanhando com atenção e responsabilidade as informações a respeito da transmissão do novo coronavírus (Covid-19). No início deste mês, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) criou o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 da UnB, formado por especialistas de várias áreas para acompanhar a evolução da doença no país e no DF e dar orientações sobre o tema.
O grupo leva em consideração os posicionamentos dos órgãos oficiais de saúde (Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal) e as medidas adequadas a serem tomadas conforme cada fase do surto.
Na última sexta-feira (6), o Comitê emitiu um comunicado relativo ao início das aulas. As principais orientações são: o cuidado com a higiene respiratória e das mãos e, caso a pessoa tenha voltado do exterior, o acompanhamento de suas condições de saúde por 15 dias, bem como recomendação de evitar aglomerações.
Além do monitoramento diário, o Comitê tem se reunido com regularidade e expedido notas, publicadas no Portal UnB. Se houver qualquer mudança quanto às atividades acadêmicas, a comunidade será imediatamente informada.
Márcia Abrahão Moura
Reitora
Enrique Huelva
Vice-reitor