Misto Brasil

Boletim desta manhã – últimas notícias sobre o coronavírus

É cada vez mais comum a cena de pessoas no Brasil com uso de máscara cirúrgica/Rovena Rosa

Compartilhe:

O total de mortes causadas pelo coronavírus Sars-Cov-2 já passou de 10 mil em todo o mundo, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Para comparação, o surto de Sars em 2002 e 2003 deixou 774 mortos. Em todo o mundo são mais de 244 mil casos diagnosticados. Mais de 86 mil pessoas se recuperaram da doença, segundo os dados desta sexta-feira.

O Brasil tem 621 casos e sete mortes confirmadas pelas autoridades de saúde – cinco em SP e duas no Rio. No Distrito Federal, há 84 confirmados, segundo dados fornecidos ontem à tarde pela Secretaria da Saúde.

Veja também o resumo da notícias no boletim de ontem à noite. Com agências noticiosas Brasil, Brasília, DW, Reuters e sites de notícias brasileiros e estrangeiros. Leia também notícias ampliadas no site do Misto Brasília.

No Distrito Federal

01 – A equipe da Secretaria DF Legal fiscaliza o cumprimento dos decretos que determinaram o fechamento de shoppings centers, feiras e das academias de ginástica. Um grupo de 60 auditores fiscais percorreram todas regiões administrativas do DF em mais uma ação do Governo do Distrito Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

02 – A Operação Covid-19 continuará até a vigência do decreto. Há três frentes de ação em conjunto com a Polícia Militar do DF, visando impedir o funcionamento das atividades proibidas pelos decretos do GDF. Haverá fiscalização das feiras de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga neste fim de semana.

03 – A Casa Civil do Distrito Federal regulamentou o teletrabalho temporário no serviço público da capital. As orientações das medidas que devem ser adotadas pelos órgãos e entidades.

04 – O Governo do Distrito Federal vai comprar alimentos de pequenos agricultores e distribuí-los à população. A entrega será feita de duas formas: para a população mais carente, nos restaurantes comunitários do DF, e também na rede de atendimento social, como creches e asilos cadastrados junto ao governo local.

05 – A partir da próxima segunda-feira (23), os produtores e agricultores devem procurar os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater/DF) e a Secretaria de Agricultura para iniciarem o processo legal e obter mais informações.

06 – O estado de emergência e a pandemia da Covid-19 provocarão, segundo estimativa do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), um prejuízo de R$ 500 milhões. Além disso, a entidade prevê cerca de 20 mil desligamentos de funcionários no setor até 2 de abril.

07 – Em ofício encaminhado ontem (19) ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, o governador Ibaneis Rocha Ibaneis elogia os esforços dos chineses para conter o coronavírus e pede auxílio para desacelerar o crescimento do número de infectados no DF. “Saliento que seria bem acolhida a prestação de assistência de qualquer natureza, especialmente orientações para o combate à doença, doação de suprimentos e equipamentos médicos, além de indicações de empresas que possam colaborar na contenção da pandemia”.

Farmácias e estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados pelo Procon-DF/Agência Brasília

Procon fiscalização coronavírus

No Brasil

01 – O Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais da área podem flexibilizar o calendário letivo da educação básica, que prevê o mínimo de 200 dias letivos por ano conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A medida foi discutida em reunião do comitê de emergência da pasta, realizada hoje (19), e está sendo avaliada.

02 – Além disso, as autoridades do setor também estudam o quanto da carga horária poderia ser ofertada pela modalidade a distância. Nas universidades, o órgão vai recomendar a suspensão por dois meses das defesas presenciais de tese de doutorado e de dissertações de mestrado, que deverão ser realizadas por meios virtuais.

03 – O governo brasileiro editou uma portaria na noite de quinta-feira proibindo a entrada no país por via aérea de estrangeiros vindos de 12 blocos e países, incluindo toda a União Europeia, a China e o Japão, mas deixou de fora os Estados Unidos, que têm hoje o sexto maior número de casos de coronavírus registrados no mundo e a segunda maior velocidade de crescimento da epidemia.

04 – A portaria, publicada em Edição Extra do Diário Oficial, restringe por 30 dias a entrada de estrangeiros vindos da China, de todos os países que compõe a União Européia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul.

05 – O Brasil está registrando uma expansão sistemática em bloco dos casos de coronavírus em quase todas as regiões, o que desenha um quadro mais nacional do que regional, disse nesta quinta-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acrescentando que haverá um panorama mais claro na semana que vem. Ele destacou que é importante a continuidade do monitoramento para que o cenário seja confirmado, o que eventualmente poderia levar a alterações na projeção do número de casos e à avaliação da necessidade de expansão do sistema de controle.

06 – Alguns times de futebol brasileiros se juntaram à luta contra o coronavírus oferecendo seus estádios e centros de treinamentos às autoridades. O Bahia, o Athletico Paranaense e o São Paulo estão entre os clubes que tomaram a medida nesta quinta-feira. Em Curitba, o Athletico ofereceu seu estádio e seu centro treinamento às autoridades “para o uso que entenderem necessário”. O São Paulo também ofereceu suas instalações, incluindo o estádio do Morumbi.

07 – Varejistas brasileiras começaram a sentir o impacto da epidemia de coronavírus, conforme shopping centers fecham as portas e a população atende aos apelos de autoridades para ficar em casa, mas um segmento da indústria ainda pode se beneficiar da crise: o comércio eletrônico.

08 – A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) informou nesta quinta-feira que deve em breve revisar a estimativa de faturamento em 2020, já que alguns sites têm registrado desde 12 de março alta de até 180% nas vendas, em especial de itens alimentares e farmacêuticos.

09 – O Ministério da Economia informou, nesta quinta-feira (19), que não descarta reduzir o salário e a jornada de trabalho a servidores públicos durante o período de crise da pandemia.

10 – As autoridades sanitárias brasileiras estimam que a situação da pandemia do coronavírus, causador da Covid-19, se estenda no país por ao menos três meses. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em live, estimou que tudo voltará ao normal em até sete meses.

11 – Para conter o novo vírus, o Ministério da Saúde planeja o endurecimento de regras de isolamento e estuda até mesmo decretar um “toque de recolher” se os casos subirem abruptamente.

12 – O Sudeste é a região com o maior número de casos confirmados, com 391 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Em seguida, está o Nordeste com 90 casos, Sul com 71, Centro-Oeste com 61 e Norte com apenas oito casos confirmados.

Portuguesa leva um frasco de alcool em gel/Agência Lusa

No Mundo

01 – A China anunciou hoje (20) que não registrou novas infecções locais pelo novo coronavírus, pelo segundo dia consecutivo, embora o número de casos importados continue aumentando. A Comissão de Saúde da China disse que, até o início do dia de hoje, não foram detectados novos casos de contágio local em todo o território, mas as autoridades identificaram 39 infectados procedentes do exterior. Três pessoas morreram por causa da doença, nas últimas 24 horas, ficando o total de mortes na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, em 3.248.

02 – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertou que uma recessão global é “praticamente certa” em razão da pandemia do coronavírus. Ele disse que a atual crise global de saúde é “diferente de qualquer outra num período de 75 anos na história das Nações Unidas”.

03- O número de mortos na Espanha pela epidemia de coronavírus aumentou para 1.002 nesta sexta-feira, ante 767 no dia anterior, informou o chefe de emergências sanitárias do país, Fernando Simon. O número de casos registrados no país subiu para 19.980 nesa sexta-feira, de 17.147 na quinta-feira, disse Simon.

04 – Segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI), agência responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, o número de mortes pelo coronavírus Sars-Cov-2 no país saltou de 11 para 31 entre quinta e sexta-feira. Em 24 horas, o instituto registrou 2.958 novos casos, somando um total de 13.957 infecções.

05 – O Youtube anunciou que seguirá os passos da Netflix e reduzirá a qualidade do streaming na União Europeia (UE) para evitar sobrecarregar a internet à medida que milhares de europeus começam a trabalhar de casa. O chefe de Mercados Internos da UE, Thierry Breton, pediu que plataformas de streaming reduzissem a qualidade de seus vídeos para evitar problemas. Estudos apontam que o Youtube e a Netflix respondem por 25% do tráfego na internet global.

06 – A Áustria estenderá as medidas restritivas para o combate à disseminação da covid-19 por mais três semanas, até 13 de abril, afirmou o chanceler federal do país, Sebastian Kurz. Segundo o líder austríaco, especialistas acreditam que as medidas estejam surtindo efeito, mas devem ser mantidas.

07 – A Itália, que tem mais de 41 mil casos confirmados, já registrou 3.405 mortos. A Espanha, com mais de 18 mil casos conhecidos, tem 833 mortos. Na França são quase 11 mil casos e 372 mortes. Na Alemanha há mais de 15 mil casos registrados e 44 mortes.

08 – O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ordenou que todos os residentes do estado permaneçam em casa e só saiam quando necessário para combater o surto de coronavírus.  Newsom afirmou que projeções apontam que 56% dos moradores da Califórnia devem contrair o Sars-Cov-2, o que deve sobrecarregar hospitais. Los Angeles, a segunda maior cidade dos EUA, deve ser “desproporcionalmente impactada” pela pandemia.

09 – Uma equipe de cientistas norte-americanos divulgou um estudo que revela que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode permanecer ativo durante até quatro horas nas superfícies de cobre das moedas, 24 horas em superfícies de cartão e entre dois a três dias nas superfícies de plástico ou de aço inoxidável como as torneiras.

Sair da versão mobile