Ícone do site Misto Brasil

Antirretroviral pode inibir replicação do coronavírus

Coronavírus Sars-Covid-19

Há mais de 1.000 sequenciamentos genéticos do novo coronavírus já realizados/Arquivo

Texto de Vinícius Lisboa

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificaram, em laboratório, que o antirretroviral atazanavir pode inibir a replicação do novo coronavírus em células infectadas. Os resultados obtidos ainda precisam ser confirmados através de testes clínicos com pacientes para que o medicamento se torne uma possibilidade no combate à doença.

Saiba o que é e como age o coronavírus – #COMPARTILHE o Misto Brasília

A pesquisadora Milene Miranda, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), avaliou que os resultados foram muito promissores, já que o antirretroviral, usado no combate ao HIV, não só inibiu a replicação viral como reduziu o quadro inflamatório das células infectadas.

“Se a pessoa tem um processo inflamatório menor, ela tem um melhor prognóstico”, resumiu a bióloga.

Estudo conclui que vitamina D reduz risco de coronavírus – #COMPARTILHE o Misto

Para a realização dos ensaios in vitro, pesquisadores utilizaram um isolado viral produzido a partir de uma amostra de paciente infectado no Rio de Janeiro. Antes dos ensaios, a metodologia contou com a utilização de análises de modelagem computacional para simular como o atazanavir interage com a enzima usada pelo vírus para se replicar no corpo humano.

(Vinícius Lisboa trabalha na EBC)

Sair da versão mobile