O ministro Sérgio Moro pediu para sair do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O pedido foi feito pela manhã ao presidente da República Jair Bolsonaro, após decisão de trocar o comando da Polícia Federal. Moro é contra essa troca. Oficialmente o pedido de demissão de Moro não foi confirmado pelo Palácio do Planalto.
Há pouco, a assessoria de imprensa de Sérgio Moro não confirmou o pedido de demissão. A Polícia Federal é comandada no momento pelo delegado Alexandre Valeixo. Última atualização às 15h37.
O presidente Jair Bolsonaro estaria tentando reverter a decisão do ministro que já foi classificado como “superministro”. Depois da crise no Ministério da Saúde, Bolsonaro também enfrenta problemas com o outro “superministro, Paulo Guedes, que comanda a Economia.
Informações dão conta que o presidente já teria um substituto que poderia ser um indicado do governador Ibaneis Rocha (MDB). O cotado seria o delegado da Polícia Federal e secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que já teve disputas com Sérgio Moro. Outro nome cotado é o delegado Alexandre Ramagem, hoje no comando da Abin.
Moro também estaria desconfortável pela aproximação do Palácio do Planalto com o centrão, onde estão alojados investigados da Lava Jato. Entre os articuladores dessa aproximação para anular o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estão Roberto Jefferson e Valdemar da Costa Neto.
