A decisão sobre o lockdown em três ou quatro cidades do Distrito Federal será avaliada nesta semana a partir do acompanhamento dos números dos casos associados ao Covid-19. O decreto não está descartado e pode divulgado na próxima semana, segundo fontes do Palácio do Buriti. Atualizado às 16h07
A Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal informou esta tarde que o fechamento das cidades é medida extrema, “mas não está descartado”. Uma pequena nota da Secom dá conta que “isso só vai ser definido depois de analisados os dados desta semana”. Na Secretaria da Saúde, a informação é que esta decisão é do governo. O fato é que os casos estão subindo muito e o DF está longe da curva de estabilização da doença viral.
Entrevista – Crise vai criar novas oportunidades no setor de bares e restaurantes – #COMPARTILHE o Misto Brasília
A Secretaria da Saúde, portanto, não teria informações a passar neste momento. A Secretaria da Segurança Pública também ainda não respondeu. O Departamento de Trânsito (Detran) informou que “esse assunto está sendo tratado pelo DF Legal junto à Subsecretaria de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública”.
No texto publicado esta manhã, o Misto Brasília informou que opções de trânsito estão sendo estudadas para determinar a localização de postos de fiscalização sanitários. A possibilidade de lockdow, segundo a Secom, “é reflexo do vídeo de domingo”, quando o governador Ibaneis Rocha se mostrou preocupado com os casos de coronavírus em Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol, Samambaia e Estrutural.
No governo, é voz corrente que os casos aumentaram demais nesses locais e “há muita gente agindo como se nada estivesse acontecendo”.
