Ícone do site Misto Brasil

Governo sente a pressão e volta a divulgar informações detalhadas

Coronavírus imagem

Produção de novas doses da principal vacina aplicada no Brasil vai atrasar/Arquivo

Após a ampla repercussão negativa sobre mudanças na divulgação dos dados da Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde informou que voltará a publicar informações detalhadas em um novo portal de internet. A medida sinaliza um recuo do governo, após ser acusado de tentar omitir os dados sobre a doença no país.

O ministério emitiu dois comunicados neste fim de semana afirmando que uma nova plataforma com os números da doença no país está sendo finalizada. Na última nota, a pasta relatou problemas técnicos que teriam comprometido a divulgação e informou que passaria a divulgar os dados com a data da morte, e não no dia em que as autoridades confirmaram a Covid-19 como causa do óbito. O número acumulado de casos também deverá estar disponível.

A medida significa um recuo em relação à postura do governo, que nos últimos dias mudou a forma com os dados vinham sendo divulgados, o que gerou fortes críticas de diversos setores, como entidades de saúde, políticos e membros do Judiciário, e espalhou temores de manipulação dos números por parte do governo. (Da DW)

Sair da versão mobile