O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), sugeriu ao Governo do Distrito Federal (GDF) o retorno das aulas presenciais de forma opcional, gradual e planejada das escolas particulares do DF. O Sinepe, vai apresentar ao governador Ibaneis Rocha (MDB) um cronograma para a volta dos estudantes às escolas, além de um protocolo de profilaxia de combate à Covid-19 para aprovação do Executivo.
A proposta está muito próxima da pesquisa realizada pelo sindicato e divulgada na segunda quinzena de maio. Na época, a Associação de Pais fez diversas críticas.
Pela sugestão, as escolas particulares desejam que os estudantes do Ensino Médio voltem às aulas no dia 20 de julho, assim como para o ensino infantil para àquelas famílias que tem alguma dificuldade em manter as crianças em casa. Os ensinos do 1º ao 5º ano e profissionalizante retornariam no dia 27. E os estudantes do 6º ao 9º no 3 de agosto. Veja o quadro abaixo.
Na rede pública do DF, as aulas virtuais passam a contar a partir do dia 13 de julho – #COMPARTILHE o Misto Brasília
Mesmo com a permissão das escolas particulares de traçarem seus próprios calendário dada pelo Decreto N° 40.538 de 19 de março de 2020, um retorno para atividade presencial precisa de aprovação do protocolo de profilaxia a fim de evitar que casos de infectados aumentem ainda mais na capital.,
Segundo Álvaro Domingues, presidente do Sinepe, cabe à autoridade sanitária elaborar este protocolo, mas como isso não ocorreu, estão fazendo uma proposta para eles aprovarem. Caso seja aprovado, os estudantes serão divididos em turnos presenciais e EAD para evitar evitar aglomerações.
