O número de casos confirmados de Covid-19 entre indígenas divulgado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) superou a contagem do governo federal. Segundo a entidade, são 10.341 infecções até esta quinta-feira (02), ante as 7.198 mil contabilizadas pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.
A diferença entre as duas contagens ocorre, segundo a Apib, pelo fato de a Sesai não registrar e não prestar atendimento aos indígenas que vivem em territórios tradicionais em áreas urbanas e rurais. A entidade indígena afirma que o número de povos afetados pela doença é de 121.
Índice de recuperação da Covid-19 chega a quase 80 no DF – #COMPARTILHE o Misto Brasília
Também é grande o contraste entre os números de óbitos entre os indígenas divulgados pela entidade e pela secretaria. A Apib relata 408 mortes de indígenas pelo novo coronavírus, enquanto o total divulgado no portal de internet do órgão do governo é de apenas 166.
O governo federal afirmou que a Sesai monitora 750 mil pessoas da população de 1 milhão de indígenas no país, dos quais 250 mil vivem em áreas urbanas. A Apib, porém, afirma que a secretaria contabiliza somente casos em terras indígenas homologadas. (Da DW)